Blog

Os tipos de perda auditiva

A perda auditiva é frequentemente associada ao avanço da idade, mas nem sempre este é o caso. Embora possa atingir pessoas de qualquer idade, é mais frequente que a condição ocorra após os 65 anos de idade e, realmente, as causas mais comuns de perda auditiva são idade ou sobre exposição ao ruído alto. Mas a perda de audição também pode ser causada por infecção, ferimento na cabeça, tratamentos contra o câncer ou tomar certos medicamentos.

A perda auditiva relacionada à idade, por exemplo, se deve ao fato de que, à medida que envelhecemos, podemos perder a capacidade de ouvir sons mais suaves e agudos. Devido ao desgaste diário da vida do sistema auditivo, e os sintomas mais comuns são problemas para ouvir vozes suaves e problemas para ouvir a fala quando o ruído de fundo está presente. Muitas vezes, os membros da família notarão perda auditiva relacionada à idade antes que a pessoa com a perda seja realmente incomodada por isso

Há também a perda auditiva induzida por ruído. Isso geralmente é causado por excesso de exposição ao ruído excessivo. Costuma ser uma ameaça a audição de pessoal militar, policiais, trabalhadores da construção, trabalhadores de fábrica, agricultores, dentistas e professores de jardim de infância – isso, citando apenas alguns. Os shows de rock (entre outros) e os tocadores de música também podem prejudicar a audição das pessoas. A exposição regular ao ruído alto irá acelerar a perda auditiva. É por isso que é importante sempre usar protetores auriculares se você estiver exposto a barulho excessivo.

Perda auditiva do ouvido externo e médio (condutiva)

A perda auditiva condutiva é causada por problemas na orelha externa e média, o que pode impedir que os sons passem pelo ouvido interno. A causa mais comum pode ser uma acumulação de cera no canal auditivo, tímpanos perfurados, líquido na orelha média ou ossos danificados ou defeituosos da orelha média (ossículos).

Perda auditiva no ouvido interno (neurossensorial)

Este tipo de perda de audição ocorre quando as fibras nervosas delicadas na orelha interna ficam danificadas. Isso os impede de transmitir o som corretamente. Pode ser causada por exposição excessiva ao ruído, mas as causas mais comuns de perda auditiva neurossensorial são os processos naturais do envelhecimento. Para alguns, as células sensoriais se desgastam já com a idade de 50, enquanto outras têm apenas perda de audição insignificante mesmo aos 80 anos. Esta condição é permanente na maioria dos casos.

Fonte: https://www.oticon.com.br/hearing-aid-users/hearing-loss/understand-hearing-loss/what-is-hearing-loss#:~:text=Mas%20a%20perda%20de%20audi%C3%A7%C3%A3o,fibras%20danificadas%20no%20ouvido%20interno.

 


 

Entre em contato agora mesmo com uma de nossas unidades e surpreenda-se:

WhatsApp: (11) 97093-6692
Central: 0800-7746446

TATUAPÉ – Rua Tuiuti, 2009 – Loja 1
11 – 2094-2828 | 11 – 2094-3333

LIBERDADE – Praça da Liberdade, 80, 6º andar – Conj. 61
11 – 3107-9696 | 11 – 3107-2828

Facebookfb.com/audioglobalsolucoesauditivas/
Instagraminstagram.com/audioglobalsolucoesauditivas/