Blog

Coisas que as pessoas surdas querem que você saiba

Todos os surdos são pessoas com deficiência auditiva, mas nem toda pessoa com deficiência auditiva é surda

As pessoas acham que ser surdo é igual ser pessoa com deficiência auditiva. E não é, pois o termo surdo está mais ligado a uma identidade como ser bicha e existe todo um contexto social e cultural por trás: a pessoa surda convive numa comunidade, com outros iguais e fala numa língua própria, com gírias e hábitos individuais e sociais únicos. E a “pessoa com deficiência auditiva” é um termo técnico da área de medicina usado para falar de alguém que possui perda de audição, seja completa ou parcial.

Qualquer indivíduo pode ter perda de audição, inclusive você, leitor. O mais comum é a perda de audição súbita e a de por uso intenso de fone de ouvido/headphone. Portanto todos os surdos possuem perda de audição, mas nem todas as PcDA – Pessoas com Deficiência Auditiva – são surdas. Da mesma forma que existem os surdos sinalizados (que dependem 100% de Libras) e os oralizados (que dependem da oralização), os surdos que usam AASC (aparelho auditivo), os que usam IC (o implante coclear) e os que não usam nada, o que é o meu caso.

Podem curtir músicas

Muitos imaginam que por perderem a audição não podem ouvir as músicas e acreditam que para usufruir a música, você tem que ouvir. A verdade é que não precisa ouvir para poder apreciar a música, tem como explorar e curtir de outras formas: a vibração corporal, o ritmo, a batida, o toque, entre outras formas. E tem também o senso comum de que ser surdo é não ouvir completamente. Cada pessoa surda possui o nível de perda de audição e se é em dois ouvidos ou num lado só.

O acesso à informação cultural e social ainda é limitado

Muitos surdos sofrem com a barreira quando se trata de acesso à informação na TV, na internet e nos jornais por diversos fatores como a limitação de conhecimento na Língua Portuguesa já que só uma parcela bem pequena consegue dominar bem o idioma para compreender o que está sendo dito na imprensa, na novela, entre outras coisas e o Closed Caption dos canais brasileiros é bem defeituoso (e requer melhorias). Tem a questão da inclusão dos surdos nas escolas: a maioria das famílias prefere isolar o surdo e não incentivar a leitura, o aprendizado e ensinar a criança a compreender. Poucos tem esse hábito e é por isso que muitos escrevem erroneamente (pois seguem a sintaxe da Língua Brasileira de Sinais).

Existem várias línguas de sinais

Diferentemente do que a maioria pensa, a Libras não é uma língua universal e é só do Brasil, por tanto que a nomenclatura é uma abreviação de Língua Brasileira de Sinais. Cada país possui a sua língua de sinais e por incrível que pareça, existem até arvore genealógica quando se trata de línguas de sinais como as línguas anglos-saxônicas e latinas. A LSF (Língua de Sinais Francesa) é a língua-mãe de várias línguas de sinais existentes no mundo todo. Mas, sim, temos uma língua universal como o Esperanto que é bastante usado em conferências internacionais onde surdos de vários países participam.

Existem surdos influenciadores e celebridades

Existem muitos influenciadores surdos no Brasil e no exterior onde tem o seu prestígio e admiração pela comunidade surda e é claro, temos pessoas surdas que são atores e atuam nos filmes/seriados de Hollywood como o estadunidense Nyle DiMarco, a Katie Leclerc e o brasileiro Harry Adams que atua na série Crisálida, uma série brasileira que tem na Netflix.

A expressão facial é importante na hora de falar em Libras

Vocês já notaram ao ver algum interprete em algum vídeo/live fazendo muitas expressões faciais, né? A expressão facial é um fator muito importante para a compreensão da fala da mesma forma que pessoas ouvintes usam para dar uma entoação na voz, sabe? É isso mesmo, a gente usa para acentuar algo como expressar tristeza, raiva, felicidade ou para adjetivar, caracterizar (classificar tamanho, forma e estado) e sentenciais (afirmações e interrogações).
Lembrando que não é tolerável rir das expressões faciais pois rir disso é como tirar sarro do sotaque de alguém e desmerece toda a importância disso para os surdos entenderem o que está sendo dito.

Existem vários meios de comunicação

É muito comum conhecer algum ouvinte no trabalho ou na rua mesmo e ele ficar receoso por não saber se comunicar em Libras. Não tem problema, mas também é interessante pensar que existe uma grande variedade de meios de comunicação e é possível utilizar várias delas: a mais comum é a escrita no bloco de notas de papel. Dá para conversar com um surdo desta forma. E a outra forma é usar o WhatsApp ou algum tipo de serviço de comunicação escrita para conversar no celular. Ou a mímica. O importante é você tentar!

Sentidos são aguçados

O ser humano tem cinco sentidos (o olfato, o paladar, o tato, a visão e a audição), certo? Quando você perde um dos sentidos, a tendência é o corpo fazer com que os outros sejam intensificados, ou seja, a falta de audição é compensada com uma visão mais ampla, o tato que faz você sentir mais coisas que um sem perda de algum deles, entre outros exemplos.

Existe a polarização dentro da comunidade surda.

Para a surpresa de muitos, rola muita polarização entre os surdos em vários temas como a política, existem na área de saúde os que defendem o uso do IC (implante coclear) logo ao identificar a surdez depois do bebê nascer e os que defendem a autonomia da pessoa de escolher ao crescer. E também tem os que defendem que a criança tenha autonomia de escolher aprender a falar ou usar Libras.

A comunidade por mais que seja polarizada é bem unida e luta muito pela visibilidade

Sim, por mais que exista a polarização, quando acontece algo com a comunidade, a gente sempre busca se unir para defender e lutar como o grupo Corposinalizante luta para que tenha legenda na TV brasileira, sobretudo os filmes nacionais ou quando as organizações como as associações e as escolas especializadas para surdos fizeram uma manifestação de visibilidade para surdos.

Fonte: 15 coisas que as pessoas surdas querem que você saiba – Casa 1

 

 


 

Entre em contato agora mesmo com uma de nossas unidades e surpreenda-se:

WhatsApp: (11) 97093-6692
Central: 0800-7746446

TATUAPÉ – Rua Tuiuti, 2009 – Loja 1
11 – 2094-2828 | 11 – 2094-3333

LIBERDADE – Praça da Liberdade, 80, 6º andar – Conj. 61
11 – 3107-9696 | 11 – 3107-2828

Facebookfb.com/audioglobalsolucoesauditivas/
Instagraminstagram.com/audioglobalsolucoesauditivas/