No Ritmo do Coração’: veja 5 fatos sobre surdez, tema do vencedor do Oscar
“No Ritmo do Coração” ganhou a estatueta de melhor filme na 94ª cerimônia do Oscar, realizada no ultimo domingo (27), nos Estados Unidos.
O longa conta a história de Ruby (interpretada por Emilia Jones), uma adolescente de 17 anos que sonha em ser cantora e é única pessoa da família sem deficiência auditiva.
No Brasil, existem 10,7 milhões de pessoas com algum tipo de surdez, segundo estudo de 2019 realizado pelo Instituto Locomotiva e a Semana da Acessibilidade Surda. Cerca de 2,3 milhões têm deficiência severa, com sensação auditiva quase nula.
O levantamento também apontou que 57% das pessoas com surdez têm 60 anos ou mais e que a maioria (91%) adquiriu a condição ao longo da vida. A seguir, veja cinco pontos que você precisa saber sobre a surdez.
- Surdez pode acontecer em qualquer fase da vida A deficiência auditiva pode acometer qualquer pessoa ao longo da vida, dependendo de fatores como traumas, infecções de ouvido, idade avançada ou uso de alguns medicamentos (conhecidos como ototóxicos, capazes de causar lesões no ouvido). Aliás, existe uma deficiência auditiva por causa congênita. De acordo com o levantamento de 2019, 9% das pessoas nasceram com deficiência auditiva. Neste caso, conhecido como surdez congênita, alguns fatores podem influenciar, entre eles: doenças durante a gestação (sífilis, toxoplasmose, sarampo, rubéola, por exemplo), remédios usados durante a gravidez ou questões hereditárias. Grávidas expostas à radiação e complicações no parto também podem causar comprometimento auditivo nos bebês. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), em pessoas adultas, “o controle de ruído, a escuta segura, a vigilância de medicamentos e a boa higiene do ouvido podem ajudar a manter uma boa audição e reduzir o potencial de perda auditiva”.
- Há cinco níveis de surdez A capacidade sonora é formada por um sistema de canais que conduz o som até o ouvido interno. Lá, as ondas são transformadas em estímulos e enviados ao cérebro, que reconhece e identifica os sons. Há cinco níveis de deficiência auditiva, categorizados desde dificuldades leves para escutar até comprometimento total da audição. O primeiro grau, surdez ligeira, corresponde a dificuldades leves de ouvir em uma conversa com tom de voz padrão. Já na média, é preciso que as palavras sejam ditas com intensidade forte e há comprometimento na aquisição de linguagem, além de necessidade de leitura labial e dificuldades para falar ao telefone, por exemplo. No terceiro estágio, a surdez severa impõe bastante necessidade de leitura labial e a sensação auditiva é percebida apenas por gritos, diferente do tipo profundo, quarto nível, que isola a sensação auditiva. O último nível é a surdez completa, com total ausência de som.
- Problemas no desenvolvimento da fala podem indicar surdez Crianças com atraso no desenvolvimento da fala podem ter algum nível de surdez. Isso porque elas apresentam dificuldades para ouvir as palavras, conseguir repeti-las com a pronúncia correta e, consequentemente, em conseguir escutar a si mesmas falando. Inclusive, é comum que isso se reflita em impactos no ensino e seja confundido com condições geralmente ligadas ao aprendizado, como o TDAH (transtorno de déficit de atenção com hiperatividade).
- Implante coclear é recomendado apenas em quadros severos e para crianças O implante coclear é indicado apenas em casos de surdez em grau severo ou profundo, geralmente quando aparelhos auditivos tradicionais não conseguem mais ajudar. Além disso, é recomendado para bebês que nascem surdos, mas a cirurgia deve ser feita, de preferência, até os 4 anos de idade, para que o cérebro da criança “aprenda” a ouvir desde cedo. Adultos não têm indicação para realizar o implante.
- Libras é um das línguas oficias do país Desde 2002, a Libras (Língua Brasileira de Sinais) é reconhecida como uma das oficiais do país, regulada pelo Decreto nº 5.626/2005. Segundo especialistas, aprender a língua, que combina gestos realizados com as mãos com expressões corporais e faciais, é importante para o desenvolvimento social e emocional de pessoas surdas, mas também para quem integra o dia a dia delas.
Fonte: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2022/03/28/no-ritmo-do-coracao-5-pontos-sobre-surdez-tema-do-vencedor-do-oscar.htm
Entre em contato agora mesmo com uma de nossas unidades e surpreenda-se:
WhatsApp: (11) 97093-6692
Central: 0800-7746446
TATUAPÉ – Rua Tuiuti, 2009 – Loja 1
11 – 2094-2828 | 11 – 2094-3333
LIBERDADE – Praça da Liberdade, 80, 6º andar – Conj. 61
11 – 3107-9696 | 11 – 3107-2828
Facebook: fb.com/audioglobalsolucoesauditivas/
Instagram: instagram.com/audioglobalsolucoesauditivas/